Na trilha de Mickey e Mallory Knox: Um passeio pelo filme Assassinos Por Natureza




Assassinos por Natureza (Natural Born Killers/1994), dirigido por Oliver Stone, é um dos filmes mais bacanas da história do cinema. O longa aborda a história do casal de assassinos, Mickey e Mallory Knox (vividos com maestria pelos atores Woody Harrelson e Juliette Lewis), os quais levam terror para a  Route 66 ( a famosa rodovia que corta os estados de Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia).




É uma verdadeira jornada visual pelo universo psicótico dos dois serial killers, com uma pegada satírica desconcertante, a qual é usada para fazer uma crítica de como o jornalismo policialesco acaba transformando criminosos em parte da cultura pop (não posso deixar de falar da grande interpretação de Robert Downey Jr como o jornalista sensacionalista Wayne Gale, o qual possui um programa que não deve nada aos programas policiais vespertinos da televisão brasileira).

O roteiro foi escrito por Quentin Tarantino, porém o mesmo passou por uma série de tratamentos.  O resultado não agradou o cineasta que, inclusive, publicou o roteiro já que existe um consenso que a versão Tarantinesca é muito melhor do que a que foi levada para as telas.

Pense em um filme polêmico. Foi banido em alguns países por causa do excesso de violência. Teve que ser editado várias vezes para receber uma censura mais branda e "teria" inspirado crimes na vida real. Isso mesmo. A produção foi processada depois que um casal que assistiu a película sob efeito de drogas  matou duas pessoas. Além disso, uma série de outros atos violentos são linkados a película, como o massacre da escola Columbine.  Não é de hoje que Hollywood é acusada de encorajar atos violentos, mas vale refletir que Assassinos por Natureza está mais para uma reflexão atemporal sobre a violência do que propriamente uma obra fílmica que a incita.

Por falar dass filmagens do longa-metragem, elas se concentraram nos estados de Novo México, Arizona e Illinois. Apesar do conteúdo controverso da película, definitivamente vale a pena conhecer as locações envolvidas. Alguns lugares impressionam pela beleza.
Arizona

Wislow



A cena inicial foi filmada em um café, em Wislow, Arizona. Atualmente o estabelecimento está fechado.

As cenas que Mallory vai até um posto de gasolina e assassina o frentista foram feitas no posto Whiting Bros.  O Whiting Bros possuiam vários postos na Route 66 e alguns se encontram hoje abandonados.



Reserva Navajo

Muitas cenas foram feitas também Holbrook e na reserva indígena Navajo. São cerca de  70.999 km², divididos entre o Arizona, Novo México e Utah. Tem início na cidade de Grants, Novo México, passando pelo Granc Canyon, Holbrook no Arizona, passando pelo chamado Deserto Pintado, que faz parte do Petrified Forest National Park (conhecido por sua floresta que foi petrificada) e o parque Monument Valley em Utah.


Novo México



Gallup

O hotel Log Cabin Lodge, em Gallup serviu de locação para as cenas em que Mickey e Mallory sequestram uma pessoa e a aprisionam em um motel.



As cenas em que Mallory passeia de carro pela cidade até um posto de gasolina também foi feita por aqui.



O hotel onde o investigador da polícia mata uma prostituta é o Golden Desert Motel, na Route 66.



Albuquerque

As cenas em que Mallory e Mickey vão até uma farmácia depois de serem picados por cobras fica em Albuquerque. Atualmente é uma franquia da rede estadunidense Hobby Lobby.



Taos

Uma das cenas mais bonitas do filme, sem dúvidas, foi filmada na ponte sobre o Rio Grande, a Rio Grande Gorge Bridge: o casamento de Mallory e Mickey. É uma construção muito interessante, localizada na Route 64.  Trata-se da sétima ponte mais alta dos EUA. São 172 metros de altura.



  
Illinois

Crest Hill

As cenas do presídio foram filmadas na Stateville Correctional Center. Alguns presos serviram como figurantes do filme. Cenas que exigiam mais cuidado foram feitas em estúdio.



Espero que você goste desse pequeno guia sobre o filme Assassinos por Natureza. São locações belíssimas, com muitas paisagens desérticas e que mostram um pouco da Route 66, essa famosa rodovia estadunidense, a qual faz parte de diversos filmes e da história dos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Austrália de Robyn Davidson

Kawaii Box: Uma caixa cheia de coisas fofas da cultura kawaii

Areia cor de rosa? Confira algumas praias ao redor do mundo com essa peculiaridade